Conteúdo

Fique por dentro das últimas notícias

Gestão Estratégica

A gestão estratégica de pessoas na advocacia
Por Vinícius Secafen Mingati
 
O cenário jurídico atual, impactado em grande medida pela pandemia da Covid-19, tem demandado uma série de adaptações na realidade dos escritórios de advocacia. Além da necessária aceitação da revolução digital pela qual passa o mundo, a gestão estratégica apresenta-se como grande desafio jurídico da contemporaneidade. Como romper as amarras do estilo arcaico de advogar? Como compreender a importância do tratamento empresarial dos escritórios, bem como do desenvolvimento das equipes a partir de conceitos advindos da administração?
 
A compreensão de conceitos empresariais de gestão de equipes, cultura organizacional, liderança e endomarketing é essencial para que se crie um ambiente adequado para a implementação de uma gestão estratégica no mundo das empresas de advocacia.
 
O posicionamento estratégico das bancas passa pelo necessário desenvolvimento de competências que extrapolam o conhecimento das leis, da doutrina e dos posicionamentos dos tribunais. Gerir os escritórios de advocacia como empresa passa a ser condição indispensável para um posicionamento de destaque no mercado jurídico.
A partir deste panorama, necessária se mostra a gestão qualificada dos escritórios, a partir de cuidados especiais com o colaborador, que passa a ocupar a posição de principal stakeholder da organização. 
 
É justamente neste contexto que o investimento no capital humano se apresenta como grande diferencial. Adaptabilidade, dinamismo, senso de equipe, resiliência, inovação, passaram a ser competências fundamentais dos colaboradores dos escritórios. As bancas, em contrapartida, precisam investir e reconhecer corretamente os talentos da organização. 
 
A gestão de pessoas desponta, assim, como importante mecanismo de posicionamento dos escritórios de advocacia, em um viés pouco usual, já que muda o foco principal, e muitas vezes único do negócio jurídico. O cliente continua sendo fundamental, mas o olhar atento para o público interno, para o seu desenvolvimento e bem-estar, passam a ser de extrema relevância. 
 
O principal ativo dos escritórios são os seus colaboradores, de modo que construir uma estrutura organizacional que priorize o talento humano e que os coloquem como parceiros da “empresa jurídica” é fundamental.
O desenvolvimento de equipes vencedoras partirá da valorização do capital humano, e de como esse indivíduo absorve a cultura do escritório de advocacia, de modo que se coloque como player importante nas conquistas almejadas pela organização. 
 
Em 14 de abril de 2021.

 

Gestão Estratégica


Fale Conosco

Onde nos encontrar

Av. Dr. Gastão Vidigal, 851 - sl 3
Jardim Aclimação, Maringá-PR, CEP 87050-440.

rmm@rmmadv.adv.br

44 3222.3793

WhatsApp Política de Cookies