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Elementos que solidificam a cultura organizacional do escritório de advocacia,
Por Vinícius Secafen Mingati
A construção da cultura de uma empresa é tema dos mais relevantes quando se fala em gestão estratégica, o que, por óbvio, também se aplica ao universo dos escritórios de advocacia.
A cultura organizacional é representada pela “forma como as coisas acontecem” dentro do escritório, desde as manias dos sócios, a forma de se relacionar com os colaboradores, clientes, até o modus operandi para a entrega da sua atividade-fim. Até o posicionamento da banca em momentos de dificuldades e crises sinaliza um aspecto de sua cultura.
Em uma visão contemporânea, a cultura do escritório jurídico se constrói, sustenta-se e se dissemina, preponderantemente, a partir de seus colaboradores, e de como eles absorvem outros três conceitos básicos da gestão empresarial: missão, valores e visão.
A missão do escritório de advocacia, mais do que apenas algumas linhas expostas no site institucional, tem papel extremamente relevante. Quem é, o que faz e quais são os objetivos desse organismo? Quais são os propósitos pelos quais atua? Essas são algumas indagações que auxiliam na identificação da missão do escritório jurídico, assim como de qualquer outra empresa.
Em relação aos valores de um escritório de advocacia, estes devem ser vistos como as convicções pétreas da organização, conceitos inegociáveis que, se corretamente difundidos e absorvidos pelos colaboradores, atuarão como elemento fundamental na formação da cultura do escritório.
A partir desse conceito, manter colaboradores cientes desses valores primordiais auxilia no processo de construção da cultura organizacional, extrapolando as “paredes” do escritório, de forma a atingir, até mesmo inconscientemente, todos os demais stakeholders, como clientes, fornecedores e o público em geral.
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